Design, Tips

Começando com Design de estampas, bordados em serigrafia

design serigrafia

De poucos anos pra cá, pessoalmente percebo o aumento do interesse pelo disign de estampas, bordados aplicações em roupas. Varias pessoas que nunca tiveram contato com o mercado sentem vontade de desenvolver ou personalizar canecas, calças, blusas, capinhas de celular… particularmente camisetas.

Acredito que bastante deste interesse venha da possibilidade que a informática trouxe de persona conseguir distrair de ser programador visual por um dia. Não prosseguirei entrar no préstimo da qualidade dos afazeres que aparecem desta “façanha”, até porque acredito que o mundo inteiro têm o recta de tentar/folgar ou aprender atividade.

Outro fato que vem aumentando a procura por informações sobre estamparia, bordados várias outras aplicações são páginas que criam concursos para designers inscreverem seus afazeres pretendendo prêmios em grana outros carinhos. O maior vernáculo que temos deste gênero de de sítio é o Camiseteria.

Para você que quer entrar no planeta do desenho de estampas, bordados aplicações, continue lendo este post.

O programa

Você absolutamente precisa de um aplicativo para riscar vetores, que facilitara a separação de cores a emprego de diferentes efeitos em técnicas como a serigrafia.

persona que pretenda alguma coisa no desenho de estamparia deve dominar os softwares Corel Draw, photoshop para serigrafia ou Ilustrator vetorial. Um e outro são programas destinados a ilustração vetorial, embora sejam parecidos em diversos aspectos é provável notar enorme diferença em seu uso cotidiano. Que é o melhor para o desenho de estamparia? Isso é matéria para outro post.

Além deles existe também o Freehand, aplicativo da Adobe (da mesma maneira que o Illustrator), porém que asemelhava a estar com os dias contados, desta maneira não perda tempo aprendendo este. Outra possibilidade é o InkScape, que ainda que mas restringido que o CorelDraw o Illustrator, é completamente sem custo adicional… logo, se estiver sem grana no instante, visite Corel Draw ou Illustrator faça o download.

Você deve também decrescer o Corel Draw ou Illustratore o Corel Draw ou Illustrator em versão para teste, de antemão de comprá-los.

Formato dos ficheiros

Após fazer o estampa/configuração de sua estampa, você precisará entregar “saída” ao seu registo. falo em conceder saída, falo em converter de registro do dedo para uma estampa.

Caso sua estampa seja em serigrafia, você precisará encaminhar o registo para sentimento dos fotolitos (ou negativos), que mas inoportunamente serão gravados em matrizes serigraficas. Para facilitar a separação de cores, absolutamente você deve enviar seus ficheiros em formatos de intermediário:

  • CDR – registo vetorial do CorelDraw.
  • AI – registo vetorial do Illustrator.
  • EPS – registo utilizado para transferir vetores postscript entre aplicativos. (abre tanto em Corel quanto Illustrator).
  • documento em formato portátil – outro registo para distribuição de vetores para vários softwares.

Caso seja em transfer ou sensação do dedo, precisará encaminhar seu estampa para a gráfica que fará a sentimento dos mesmos. Para se prometer, mande os ficheiros também em veículo, porque em poucos casos, singularmente se for necessário fazer uma altura alvo para sensação em tecidos/malhas escuras, é necessário “separar” as cores. Caso não seja provável, mande em ficheiros de imagem de subida solução (300dpi) no sistema de cores CMYK.

Além destes formatos existem numerosos outros que são pouquíssimos usados, não valendo a pena você utilizar.

Onde se inspirar

alguém inicia com configuração esboço, usualmente é motivado por afazeres de programador visual experientes que nos enchem os olhos. Isso é bastante positivo, porque é apreciando grandes mestres que a gente desenvolve o finura se motiva para prosperar a qualquer dia, até atingir a superioridade.

Desta maneira, comece a se inspirar pelo seu guarda-vestes. Dê uma olhada nas peças que você possui com estapas, bordados aplicações, se pergunte: Porque razão comprei isso? De que gostei nesta estampa/roupa que me fez comprá-la? Que gênero de de estampa apreciaria de adquirir, porém não encontro em nenhuma loja? Com isso você desenvolverá uma cultura bastante essencial para programador visual: o tino crítico.

Faça as mesmas duvidas estiver em uma loja de vestes. Analise critique tudo a sua viravolta. Em marketing, chamamos isso de benchmarking… ou, em outras palavras, “cheretar” a concorrência.

Outra manancial de inspiração óbvia é a net… visite o website de lojas, fabricantes, estilistas outros designers. Com irá tirar varias idéias de lá. Estou pensando em encavalgar uma seção no Estampa Rede de backlinks para inspiração, o que você acham? Deseja cooperar? Mande suas sugestões.

falo em se inspirar, não estou querendo induzi-lo a reproduzir ou plagiar outros designers. Bastante pelo contrário. Estou incentivando uma prática bastante geral em atividade criativa humana, que é a procura de novas idéias, que adicionadas à nosso estilo valores, criam um configuração único.

Bom, acho que com esses poucos parágrafo que postei você já possui subsidio necessários para vencer o maior duelo de todo inexperiente de uma novidade atividade: O COMEÇO DA JORNADA.

Se quiser ir mas além, sugiro a você fazer o curso Puxando o Rodo de photoshop para serigrafia… é método mas rápida inteligente de você se tornar um programador visual de estampas profissional.

Para eventuais esclarecimentos criticas, para a propensão o espaço para comentários que se encontra logo . não deixe também de ler o post o que é design para você entender tudo sobre o assunto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.